logo-bco-sem-nome@2x

Vencedor de quatro prêmios em Cannes, “O Agente Secreto” é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026

Filme segue para trajetória mundial e será exibido em 13 festivais nacionais e internacionais até o lançamento oficial, no dia 6 de novembro

Compartilhe este conteúdo:

Wagner Moura em 'O Agente Secreto'. (Foto: Divulgação)
“O Agente Secreto” é o representante do Brasil para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no 98º Oscar. A escolha foi anunciada pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira, 15, e representa a chance de o audiovisual brasileiro emplacar um longa-metragem nacional na categoria por dois anos consecutivos – algo que só aconteceu anteriormente entre 1998 e 1999. A shortlist, com os países pré-selecionados para competirem, será anunciada no dia 16 de dezembro, e os cinco finalistas, no dia 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de março.
“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil,” declarou Kleber Mendonça Filho sobre a seleção.
Emilie Lesclaux, produtora do filme, complementa: “que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos ‘O Agente Secreto’ o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro e de Pernambuco no mundo”.
“Estamos todos muito felizes e gratos com a decisão da Academia, sobretudo considerando a extraordinária safra de filmes brasileiros que concorreram esse ano — todos excelentes! Agora nós vamos trabalhar para honrar essa confiança, fazendo o melhor que pudermos para representar bem nosso país, nosso cinema, nossa cultura mundo afora,” afirma Wagner Moura.
O filme trilha agora uma extensa trajetória por festivais nacionais e  internacionais, com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e do elenco em diferentes momentos. A próxima parada acontece no AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA; terá exibição no dia 21 de setembro no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha; seguindo para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; e o 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro). O longa abre, no dia 21 de setembro, o 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, que também homenageará Kleber Mendonça Filho. Em outubro, o filme tem sessões confirmadas no prestigioso BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos), no 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México; e no dia 19 de outubro será o  filme de abertura do BRAVO Film Festival, no Museu da Academia, em Los Angeles, com apresentação de Walter Salles e sessão seguida de debate com Kleber e a  produtora Emilie Lesclaux. A agenda traz ainda Wagner Moura como homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.

Compartilhe este conteúdo: