logo-bco-sem-nome@2x

De São João ao pagodão: Vale do Anhangabaú celebra a cultura popular brasileira com programação gratuita de 23 a 29 de junho

Espetáculos, oficinas, rodas de conversa e festas que exaltam as tradições nordestinas, baianas e amazônicas no centro histórico de São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Vale do Anhangabaú celebra a cultura popular brasileira. (Foto: Divulgação)

O Novo Anhangabaú recebe, entre os dias 23 e 29 de junho, uma série de atividades culturais gratuitas que promovem o encontro e a valorização das manifestações populares brasileiras. Entre os destaques estão o IX Encontro de Mamulengo em SP, oficinas e exposições de bonecos, celebrações do Pagodão Baiano, a Revoada de São João e o espetáculo Sons do Vale: Motim Bafro, todos abertos ao público.

Considerado o mais significativo evento dedicado ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Brasil, o Encontro de Mamulengo chega à sua nona edição e ocupará diversos espaços da cidade, com atividades concentradas também no Novo Anhangabaú. Durante três dias, 25, 26 e 27 de junho, das 9h às 21h, mestres e mestras do mamulengo realizarão apresentações, oficinas, rodas de prosa e shows de cantadores, aproximando o público urbano dessa expressão artística tradicional.

Organizado pelo grupo Mamulengo da Folia, o evento busca promover o registro, a divulgação e a reflexão sobre o mamulengo, considerado um resquício vivo da cultura oral nordestina. A programação inclui ainda uma exposição com cerca de 15 bonecos, além de uma roda de conversa com três mestres esculpindo bonecos ao vivo, no quiosque do Novo Anhangabaú. Como parte da ação, seis documentários sobre o encontro serão exibidos na TV do Novo Anhangabaú, ampliando a experiência do público.

No sábado (28), das 11h às 14h, o Vale será tomado pelo ritmo contagiante do Pagodão Baiano, também conhecido como Swingueira ou Quebradeira. A ação Quebre com as Negonas convida o público a conhecer e vivenciar essa dança afro-urbana de forte expressão cultural, herança das comunidades negras e periféricas da Bahia. Mais do que uma prática artística, a atividade propõe a valorização do pagode baiano como forma de resistência e afirmação de identidade cultural, estimulando autonomia, confiança e autoexpressão dos participantes.

A celebração das festas juninas também têm lugar garantido no Novo Anhangabaú com a Revoada de São João, idealizada pela DJ e produtora cultural Canoah, no sábado (28), das 18h às 22h. A festa, que já realizou mais de 15 edições com diferentes temáticas, chega ao seu segundo ano na capital paulista, levando ao centro da cidade os ritmos e manifestações típicas das noites de São João. O evento reúne estilos e tradições como brega, tecnomelody, rodas de carimbó, bailes da saudade, quadrilhas juninas e o forró rastapé, proporcionando uma pista animada para dançar agarradinho, cantar com emoção e celebrar a cultura popular brasileira.

Encerrando a programação, no domingo (29), das 17h às 21h, o coletivo Motim Bafro apresenta o espetáculo Sons do Vale: Motim Bafro – Mulheres que cantam a Bahia. O show celebra a força, a diversidade e a riqueza das vozes femininas na música baiana, transformando a arte em um manifesto sonoro, de resistência e celebração. Com interpretações emocionantes e uma energia vibrante, a apresentação convida o público para uma experiência única, marcada pela potência artística e cultural que a Bahia oferece.

A programação conta ainda com aulas e apresentações diversas: Aula de Charme (segunda, das 20h às 22h), Patinação e Roller Dance (terça, das 19h às 22h), Projeto Conexão (quarta, das 18h às 22h), Batalha do Point (quinta, das 19h às 23h), Skate Park Livre (sexta, das 16h às 18h), Espaço Kids + Origami (sábado, das 13h às 18h) e Muay Thai (domingo, 16h às 18h).

Compartilhe este conteúdo: