logo-bco-sem-nome@2x

VÍDEO: ‘A posição do Brasil é insatisfatória’, diz Fernando Gabeira sobre eleição na Venezuela

Falta de posicionamento de Lula sobre a contestável legitimidade da vitória de Nicolás Maduro acarretou muitas críticas; Gabeira conversou com a coluna

Compartilhe este conteúdo:

Fernando Gabeira analisa posição do Brasil sobre Venezuela. (Foto: Reprodução)

A conturbada eleição para presidente na Venezuela deixou o mundo todo se questionando se houve legitimidade sobre a apuração desses votos.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Nicolás Maduro foi reeleito com 51,95% dos votos. Já seu opositor, Edmundo González, conseguiu obter 43,18%. Esses números são contestados não só pela oposição, mas pela comunidade internacional.

Em uma outra contagem de votos, paralelamente, González teria obtido 67% dos votos e Maduro, apenas 30%.

Em conversa com a coluna, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, 83, avalia a posição do Brasil nesse momento conturbado.

“Vejo essa posição do Brasil ambígua, no meu entender ela é insatisfatória. O Brasil participou dos acordos de Barbados [assinado pelo governo e parte da oposição da Venezuela em outubro de 2023]. O Brasil sabe que houve uma promessa de eleição transparente e limpa. Não houve uma eleição limpa, não está havendo transparência nas apurações, então o Brasil para estar fiel a sua perspectiva democrática, deveria condenar esse processo”, disse Gabeira.

Nicolás Maduro. (Foto: Reprodução)

“O Brasil sabe que houve uma promessa de eleição transparente e limpa. Não houve uma eleição limpa” (Fernando Gabeira)

 

Análise

Fernando Gabeira também avaliou, até o momento, a atuação do governo Lula desde que assumiu no ano passado.

“É um momento em que o governo ainda está numa fase intermediária, não é um governo completado ainda, então ele tem muitos avanços, ele reconstruiu a política social, ele passou a se interessar mais pelo meio ambiente, acho que há alguns aspectos positivos muito grandes”, opinou.

Gabeira ressaltou os aspectos, em sua visão, negativos do governo.

“Há outros [aspectos] que não são positivos que dependem ainda do tempo, um tempo, por exemplo, para ter uma decisão maior sobre a luta contra a corrupção, um tempo para ter uma decisão maior sobre as relações com as ditaduras de esquerda no continente, tudo com o tempo acho que vai ser ajustado”, concluiu.

“Ele [governo Lula] reconstruiu a política social, ele passou a se interessar mais pelo meio ambiente, acho que há alguns aspectos positivos muito grandes” (Fernando Gabeira)

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO:

_______________

Siga o jornalista @marcosbulques no Instagram.

Compartilhe este conteúdo: