A atriz Betty Faria, 83, esteve no lançamento do livro “O Lado B de Boni”, de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Ela conversou com este colunista e falou sobre ter sido criticada por Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas.
Para que você, caro leitor, possa entender o que aconteceu, a coluna explica:
Recentemente, no lançamento do livro de Aguinaldo Silva, “Meu passado me perdoa: memórias de uma vida novelesca”, Betty Faria conversou com este colunista e falou sobre a atuação de influencers em novelas. Na ocasião, ela criticou o Sindicato dos Artistas.
“O nosso sindicato ficou muito fraco, esses últimos anos nosso sindicato dos atores ficou fraco, não fez exigências devidas, fraqueza do sindicato dos atores que deveria ter feito mais exigências do registro de atriz”, reclamou.
Em entrevista para a coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles, Hugo Gross rebate a veterana atriz.
“Na entrevista, ela é contraditória. Porque ao mesmo tempo que ela fala que o sindicato não cobrou o suficiente nas gestões passadas, ela diz que tem influencers com talento e que ela não pode ser radical. Então ela está sendo contraditória […] a Betty não aparece no sindicato desde 2003”, disse Gross.
Numa nova entrevista para a coluna Marcos Bulques, Betty Faria diz que não precisa aparecer no sindicato e propõe uma ideia ao presidente.
“Seria muito bom fazer uma lei para o sindicato que todos os artistas contratados, aí vai a ideia para o nosso presidente do sindicato, eu não preciso aparecer lá. A gente não aparece assim no sindicato, a gente marca reuniões, se quiser uma reunião, pode me chamar que eu vou com muito prazer, mas eu tenho uma ideia para dar: todos os artistas contratados, cada contrato, deveria pagar uma percentagem para o Retiro dos Artistas, dar uma percentagem, mínima que fosse, já ajudaria, não seria essa cuia na mão que fica o tempo todo para a gente poder ajudar, mandar um dinheirinho para eles sobreviverem”, disse Betty.
A atriz disse que ela teve sorte de ter condições financeiras para sobreviver, mas que não é a realidade de quem está no retiro.
“Nós, que tivemos sorte, porque tivemos sorte, muita gente talentosa ficou ali [no Retiro dos Artistas]. A gente não dá percentagem para o mundo inteiro? Para o Brasil? Para o Rio de Janeiro? Para o governo? Para tudo? Dá uma percentagem para o Retiro dos Artistas. A minha ideia é essa, estou lançando agora”, rebateu a veterana.
VEJA O VÍDEO COMPLETO ABAIXO:
____________________
Siga o jornalista @marcosbulques no Instagram.


