Susana Vieira, 82, vive um momento feliz. Ela viaja com o espetáculo “Lady” pelo Brasil. Neste último fim de semana, ela esteve no Teatro Colinas, em São José dos Campos (SP) onde, após a peça, conversou com este colunista.
No espetáculo, a atriz contextualiza a história da personagem Lady Macbeth, de Shakespeare, com sua própria história. A peça aborda vários assuntos como envelhecimento, sexo, amor e família.
As tragédias
Sobre falar de assuntos delicados e tristes de sua vida, Susana disse que não se abala quando aborda as tragédias de sua história.
“Hoje em dia minhas emoções são ligadas em outra coisa. Eu não sofro de contar essas coisas, sinceramente”, disse.
Susana conta na peça momentos da vida como ter sido traída pelo marido, a morte de sua mãe e momentos delicados de sua saúde.
“Eu sofro de lembrar de coisas boas, como as divas da televisão, da Bibi (Ferreira), Marília (Pêra), minha família. Tenho saudade, não de ser mais nova, porque eu acho que a vida foi maravilhosa comigo. Estou em pé até hoje com 82 anos e com todo o vigor e viajando, e o público realmente gosta demais de mim, então fico muito feliz de poder passar ainda essa força, essa vibração de vida para os outros, eu acho que isso é mais importante. Eu não pude deixar de contar algumas coisas desagradáveis como várias pessoas já tiveram na sua vida, mas sem rancor, sem dramas, sinceramente”, explicou.
Morte
A atriz refletiu sobre a finitude da vida e disse que sente pena da morrer.
“Tenho pavor, eu tenho medo, eu tenho pena de morrer, na verdade, porque eu acho que eu ainda estou bem, eu ainda preciso fazer bastante coisa, tem tanta gente que ainda pode vir me ver no teatro, tenho tanta comédia para contar, tenho tanta coisa que eu acho que eu não queria sair [da vida], ainda tem muita viagem que eu queria fazer com meus netos, que eles estão com 30 anos, queria viajar com eles. Eu tenho um apartamento em Miami (EUA) que eu comprei porque eu achei que eu ia terminar meus dias lá, mas eu não vou terminar. Eu achei que quando estava meio esquisito aqui a situação, sem trabalho, pouca coisa, falei: ‘ah, vou ficar sem trabalhar para o resto da vida lá em Miami’, mas aí eu sou carioca, moro no Rio [de Janeiro], aquilo fica para as férias”, finalizou.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO: