A atriz e escritora Bruna Lombardi (72) esteve na 27ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo neste sábado (7) para participar de uma mesa sobre jornada feminina do autoconhecimento e empoderamento. Na ocasião, Bruna conversou com este colunista e falou sobre a felicidade de dividir momentos como esse com o público.
“É lindo ver o público interessado em livro. Acho que a maior alegria para quem escreve é ver que as pessoas realmente estão gostando de literatura, estão em busca de livros e os assuntos ecléticos, dos mais variados, tem público pra tudo, isso é maravilhoso”, disse.
Ao ser questionada sobre etarismo na televisão, já que ela fala muito sobre o assunto, Bruna disse que acha que há espaço para atores sim, basta ter um bom texto. Ela fez uma comparação entre Estados Unidos e Brasil.
“Eu estava agora nos Estados Unidos e estava vendo quantas séries que tem de atores de várias idades, sobretudo Steve Martin, Meryl Streep, e que sucesso extraordinário que eles estão fazendo com o público. Eu acho que é uma questão de uma boa literatura, de um bom roteiro”, opinou. Entretanto, este colunista questionou se seria da mesma forma no Brasil.
“Eu acho que o Brasil segue essas coisas, não tem por que não seguir. Acho que o ser humano não tem fronteiras, as emoções são iguais em todo lugar, claro, a gente pode estar um pouco mais atrasados, ter algum sentimento mais primitivo, mas a gente chega lá”, disse a atriz.
Novela
Bruna Lombardi, que se tornou um ícone da televisão brasileira entre as décadas de 1970 e 1990, é lembrada até hoje pela personagem Lúcia Brandão, de Roda de Fogo, novela de 1986, que entrou no catálogo do Globoplay recentemente. Sobre atuação em novelas, Bruna foi categórica.
“Não, muitas décadas que não faço novela. Se eu parei há décadas é porque eu não quis fazer mais”, falou. Mas, este colunista deu o exemplo de Sílvia Pfeifer, que não está atuando porque não recebe convites.
“Eu parei por livre e espontânea vontade, eu não quis fazer aquilo mais, entendeu? Respeito, adoro os trabalhos que eu fiz, mas meu universo se ampliou muito”, finalizou.
A última novela de Bruna Lombardi foi “Andando nas Nuvens”, na TV Globo, em 1999.
ASSISTA A ENTREVISTA ABAIXO: